Benfica em Bicicleta



Benfica em Bicicleta
Workshop de Condução e Oficina Aberta


1ª sessão: 30 de Maio, das 10h às 17h.
Próximas Sessões: 6 de Junho; 4 de Julho; 1 de Agosto; 5 de Setembro; 3 de Outubro; 7 de Novembro
Local: Cooperativa POST (antiga Fábrica Simões), Av. Gomes Pereira nº 11, Lisboa
Coordenador / Responsável: Ricardo Sobral

Dirigido a pessoas a partir dos 10 anos de idade, que já tenham competências básicas de controlo da bicicleta (equilíbrio, saber pedalar)


Workshop de Condução da Bicicleta na Cidade
O objectivo deste programa é promover na população local os conhecimentos básicos de modo a tornar o uso da bicicleta uma opção viável de transporte nas pequenas deslocações quotidianas. Através de aulas teóricas e práticas de iniciação à condução de bicicleta no trânsito, pretende-se dotar os participantes com conhecimentos que lhes permitam usar a bicicleta e a circular na estrada em segurança e com confiança. Pretende-se igualmente motivar as pessoas para esta opção. Ensinar noções básicas sobre as regras do Código da Estrada, nomeadamente os artigos aplicáveis às bicicletas. Noções sobre a bicicleta, segurança pessoal na condução do veículo e desenvolver competências de operação e condução.

Sessão Teórica
Duração – 60 minutos

Programa: Vantagens de usar a bicicleta como meio de transporte, equipamento e acessórios necessários incluindo noções de segurança pessoal e da bicicleta: seguros, cadeados, etc. Regras de circulação em estrada e principais sinais de trânsito. Regras de trânsito específicas para os ciclistas, direitos e responsabilidades dos utilizadores de bicicleta. Noções teóricas de condução defensiva e das causas mais comuns da sinistralidade rodoviária com ciclistas.

Sessão Prática (Nível 1 e 2)
Duração – 120 minutos.

As bicicletas deverão ser trazidas pelos participantes. Caso não tenha uma, por favor  indique-o durante a inscrição.

Programa:
Check-up às bicicletas – Noções básicas de mecânica, verificação e ajuste da bicicleta de forma a garantir a segurança e conforto do ciclista. Duração – 30 minutos.

NÍVEL 1
Destreza e controlo da bicicleta – Exercícios, jogos e testes de avaliação e desenvolvimento das competências de controlo da bicicleta, essenciais para a segurança, conforto e confiança do ciclista na condução da bicicleta em estrada. Duração – 90 minutos.

NÍVEL 2
Introdução à condução em estrada – Exercícios de circulação e manobras na via pública, incluindo ciclovias. Posicionamento na estrada. Observação e comunicação com os restantes utilizadores da via (automobilistas, peões, etc.). Duração – 90 minutos.

Oficina Aberta
Com a ajuda de mecânicos, pretende-se estimular e incentivar os participantes a arranjar os problemas mais simples das suas bicicletas tornando-os, assim, mais autónomos em caso de necessidade de resolução de um problema mecânico numa qualquer situação do dia-a-dia. Trocar pneus, remendar furos, afinar travões e mudanças e, acima de tudo, saber identificar os problemas de forma a evitar usar a bicicleta de forma inapropriada e potencialmente insegura.

Duração – 120 minutos.

As oficinas abertas serão realizadas com recurso a bicicletas trazidas pelos participantes ou, em alternativa, fornecidas pelo POST.